30 de jun. de 2010

Solano Trindade

Solano Trindade


Francisco Solano Trindade foi poeta, pintor, teatrólogo e folclorista.Nasceu no Recife em 1908. A mãe Emerenciana foi filha de negro e índia. O pai Manoel Abílio, filho de negra com branco, foi sapateiro.Seu Manoel, nos dias de folga, dançava pastoril e bumba-meu-boi, e era conhecido por Menino de Ouro.Solano cresceu nesse meio, entre fandangos e presépios, lapinhas e mamulengos.Artista e militante da cultura afro-brasileira, Solano fundou a Frente Negra Pernambucana para difundir o trabalho dos artistas negros.Verdadeiro agitador cultural da causa negra, Solano viveu com intensidade a tradução de seu nome em yoruba, que significa vento forte da África.

Um comentário:

  1. Quando eu tiver bastante pão para meus filhos para minha amada pros meus amigos e pros meus vizinhos quando eu tiver livros para ler então eu comprarei uma gravata colorida larga bonita e darei um laço perfeito e ficarei mostrando a minha gravata colorida a todos os que gostam de gente engravatada.

    Solano

    ResponderExcluir